5 de dezembro de 2011

Honestidade, onde?

Todo mundo se diz honesto, com caracter. Mas será que temos mesmo?

Pra começar, a falta de honestidade começa na vida das pessoas desde que elas são crianças. Muitas vezes os próprios pais mandam os filhos dizerem que não estão, ou mandam dar qualquer desculpinha na forma de mentira.
A criança vai crescendo e vendo os próprios pais mentindo e burlando algumas regras. Chega na época do colégio ela também vai ser desonesta. Mas é só criança alguns podem pensar. Sim, mas mesmo da infância até a adolescência a pessoa tem formas de mostrar e fortalecer sua honestidade. Pode parecer bobo ou pequeno, mas o estudante na hora da prova, tem uma grande chance de mostrar que é alguém responsável não colando. Afinal, é na prova que ela vai testar os conhecimentos adquiridos, e ver no que precisa se focar.
E com isso a pessoa vai crescendo, vai aprendendo que sempre existem meios de conseguir o que quer com mais facilidade.
E a pessoa vai sendo desonesta no serviço, nas contas, nos impostos, nos relacionamentos, enfim. A pessoa vai sendo cada vez mais desonesta, e achando cada vez mais isso normal.
Quando falo de desonestidade, falo de coisas pequenas mesmo, coisas que passam desapercebidas no dia-a-dia de cada um de nós. Coisas grandes todos vêem, nos jornais, na TV, e olham as atitudes dos outros, mas nunca as de si próprios.
Se quisermos um mundo melhor, devemos olhar primeiro para os nossos próprios erros, e tentar corrigi-los antes de olhar e apontar os dos outros que não temos nem autoridade e muito menos competência ara resolver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário